quinta-feira, 24 de julho de 2014

Desejo: Livro de Receitas.

Esses dias, eu e minha mãe tentamos fazer pão. Foi um desastre. Depois, eu fiquei pensando que eu deveria urgentemente fazer uma hortinha em casa, e fazer uma visita ao Juazeiro, um senhor que vende ervas e especiarias aqui na cidade. Somando tudo, lembrei de livros que podiam ser uma ótima ajuda na hora do pão, na hora de conhecer novos temperos e ainda melhorar minha biblioteca de receitas em casa.
Desejo cinco livros de receitas, também aceito de presente.
Vai na lista:


Parece que é possível sim fazer pão em casa. E com o fermento natural chamado "levain" que é ensinado neste livro pelo crítico gastronômico Luiz Américo Camargo. Integral, com nozes, com azeitona, de mandioca, baguete entre outros descritos na sinopse do livro, também acompanham receitas de refeições que casam com os pães. Ja imagino a alegria do meu pai comendo pão caseiro com aquele molho do macarrão que sobra no prato.



O título pra mim, é muito atrativo. "Outras coisinhas" pode-se esperar em "Good Things" bro! 
Katie Quinn Davies, Irlandesa que mora na Austrália, tem um blog onde escreve sobre comida, cria receitas e a propria fotografa e posta no blog. A receita certa pra um livro de receitas? Sim! Como eu li na resenha do blog Pitadas "o efeito quero-comer-isso-já" é o que as fotografias de Katie causam na gente. Esse foi um dos livros que eu quase sai correndo da Livraria com ele pra mim. Frango assado com creme de limão ou muffins de framboesa? No livro da Katie tem isso e muito mais coisinhas.



Quem não quer saber mais um pouco como cultivar e usar ervas na cozinha? Ter uma horta em casa hoje em dia é um desejo de muita gente e um sinônimo de uma comida mais saudável. Como disseram na sinopse da Editora Folha "um jardineiro e uma chef " juntos, nesse livro, ensinam como escolher, cultivar, cuidar e armazenar hortaliças aromáticas e como fazer molhos, vinagres, patês, sopas, entre outras receitas. Vai ser meio mágico saber as ervas certas pra cada alimento e ainda deixar o sabor mais especial, natural e marcante nas suas receitas.




O que eu sei desse livro é que todas as garotas dos blogs gringos como A Beautiful Mess ou Sprinkle Bakes, tem esse livro de bons drinks na prateleira. Pelo o que eu pesquisei, ainda não há uma versão traduzida em português, nem esta disponível pra vendas em sites BR. Apenas na Amazon. Mesmo assim, eu quero esse livro! As fotos, as receitas, a edição do livro todo é incrível! Por favor editoras brasileiras, aposto que eu não sou a única querendo uma versão em português. Por mais Manhattans e Bloody Marys em copos vintage nas nossas vidas.





Hora da sobremesa! A famosa confeiteira Fiona Cairns, sim, a  inglesa que fez o bolo de casamento de William&Kate, ensina nesse livro a fazer bolos de aniversários, bolinhos e biscoitos. Usar técnicas de confeitarias, da opções de sabores tradicionais como chocolate com laranja e outros sabores mais sofisticados, alem de varias inspirações pra temas de uma boa festa de aniversario. Pelo pouco que vi, as fotografias são lindas e as receitas bem didáticas pra que o bolo saia do jeitinho do esperado. Quero esse livro, sério! Esse é pros que amam fazer e comer um bom bolo.






é isso.
Clicando no título de cada livro, vai direto pra um site onde ele esta sendo vendido.
Qualquer sugestão de livros do mundo culinário que envolvam histórias ou receitas, são sempre bem vindas.


um beijo.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

5 coisas pra fazer no café da manhã


1- Ovos. Sua cidade pode ser quente como Fortaleza ou fria como o interior de Pedra Branca (amo as duas), derreter manteiga e quebrar ovos é meio que o meu ritual da cozinha, a oração pro dia ser bom. Ovos caipira mexidos com orégano e um pouquinho de creme de leite, pra dias quando eu to rica e acordo cedo. Em dias de atraso, vai o primeiro ovo que eu ver na geladeira, manteiga e sal.

2-  Chocolate quente. O trabalho me transformou numa amante do café. Por que em toda repartição pública, privada, loja, confeitaria, hotel, recepção, sempre é servido café. Mas eu sempre fui a menina "leite-com-nescáu". Quando da tempo, uso chocolate em pó, fervo o leite, mecho, deixo meio amargo e mais grossinho e vira um chocolate quente quase digno de uma cafeteria. Nos dias de atraso, caneca no microondas com leite, nescáu e açúcar.

3- Salgado dormido. Pizza de ontem, sanduíche, torta de frango, aquele salgado que você não aguentou comer na noite passada ou esqueceu na geladeira. Na manhã seguinte, com efeito magica, fica tão gostoso no café da manhã! Sim, gordices de manhazinha, uma vez na vida pode.

4- Café e caminhada. Ta la você atrasada, tem que pegar ônibus ou fazer uma longa caminhada ate o trabalho. Garrafinha térmica, café, leite, chocolate em pó, gelo ou quente e fones de ouvido.  Antes do ônibus lotado você pode ter bons momentos com seu café, música e a rua. Pro dia começar melhor.

5- Café no trabalho. Não da tempo de fazer os ovos ou o café pra viajem. Passa naquela padaria perto do trabalho, ou leve biscoitos de casa. Combine com seu melhor amigo do trabalho e façam um pequeno café da manhã juntos, fora ou ali mesmo no escritório. Cada um levando algo, compartilhando comida e conversas o dia pode até ser difícil e longo, mas começar assim sempre vai ser mais fácil.



Mais coisinhas:

                                       >  Ouça mixtapes, tipo "Hanging out with Frances Ha" RookieMag;
                                       >  Veja "imagens pra inspirar o café da manhã" Refinery29;
                                       >  Mande bom dia pros seus amigos que moram longe;
                                       >  Leia textos da Confeitaria Mag;
                                       >  Abrace algo ou alguém.(Lupita, todos os dias)
                                       >  E acredite, isso ja é acontecer coisas boas no dia.


é isso.

Um beijo.